segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Roda de leitura




Grupo da Professora Maria Angélica. Atividade referente ao dia 23/09. com os livros Vizinho, vizinha e Ruas, quantas ruas! Falamos sobre a questão da relação entre as pessoas vizinhas, que moram perto. As características de cada rua.

"Ruas, Quantas Ruas!"








Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade sobre o bairro Campo Lindo com confecção de um mapa do bairro e dinâmica para cada um sinalizar onde mora com ajuda de "casas" com seus nomes. Leitura do livro "Ruas, Quantas Ruas!" e conversa sobre a rua de cada um.











Trava-línguas e Parlendas





Grupo da Professora Fabrícia Vellasquez - Atividade de sexta feira 26/09: brincadeira de roda desafiando-as a pronunciar um trava língua aleatório de uma lista, previamente definida pelas bolsistas. Em seguida foi destribuído para as crianças duas folhas, uma com os trava-línguas e outra com uma parlenda muito conhecida.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"Quem eu sou e quem eu gostaria de ser"







Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade do dia 19/09. Introduçao do real e do imaginário.  Através da contação de história e do desenho feito pelas próprias crianças.

Trabalho sobre o município de Seropédica e os municípios vizinhos.

Grupo da professora Andrea Berenblum
Confecção de um mapa traçando a localização dos pontos importantes de Seropédica e roda de conversa explicando e dando oportunidade aos alunos de falar mais sobre o que conhecem do município em que vivem.

Contação de história



Trabalhando emoções/ sentimentos através de contação de história e interpretação de imagens do 'livro dos sentimentos' de Todd Parr e jogo simbólico com o dado das emoções.

Debate sobre o Rio de Janeiro, a partir do filme


 Atividade referente ao dia 19/09. Continuação da atividade com o filme Rio. Perguntamos quais as características (música, lugar, animais) do Rio de Janeiro, do Brasil presentes no filme? Quais os pontos turísticos que aparecem no filme (explicação do que é um ponto turístico)? Quais lugares vocês conhecem ou tem vontade de conhecer? 
Abordamos também questões sobre a Mata Atlântica, a arara azul, a extinção, o tráfico de animais, os animais que aparecem ao longo do filme.
Grupo Professora Maria Angélica.

Filme sobre o Rio!

Grupo Professora Maria Angélica. Atividade referente ao dia 09/09. Atividade com o filme Rio. Apresentação do filme abordando a história, o enredo.

História do Rio de Janeiro



Grupo Professora Maria Angélica. Atividade referente ao dia 05/09. Trabalho com o vídeo da TV Escola - Breve histórico do Rio de Janeiro.

Noção de espaço

Grupo Professora Maria Angélica. Atividade referente ao dia 29/08. Através do globo terrestre, do mapa do Brasil e de Seropédica trabalhou-se a noção de bairro, cidade, estado e país.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Trabalhando vizinhança...


 Trabalhamos a partir da Leitura da história "Vizinho, Vizinha",em que enfocamos o conceito de vizinho e vizinhança. Fizemos o registro em áudio de cada um falando onde fica sua casa e o que tem em sua rua e vizinhança. Em seguida a dobradura da casa. Por último brincamos de coelhinho na toca, quando cada um tinha que trocar de casa com o seu vizinho.

terça-feira, 9 de setembro de 2014



Making off do desfile da escola! Produçao das roupas






Grupo da professora Fabrícia Vellasquez
Atividade de trava língua com as crianças da Educação Infantil.



Finalizando as atividades relacionadas a família usando como base de leitura e direcionamento o livro "A árvore da família" de Maísa Zakzuk. Confecção de uma árvore genealógica e roda de conversa sobre família. Grupo da Andrea Berenblum