sexta-feira, 22 de maio de 2015

Confecção de um auto-retrato









Atividade realizada pelo grupo da professora Adriana Alves,22/05/2015.
Confecção de um auto-retrato que servirá para capa da pasta onde vamos guardar os trabalhos realizados por eles.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

O PIBID no mural da escola!!

Breve História do Brasil





Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho. Atividade do dia 04/05/2015. 
1º momento:Falamos sobre a chegada dos portugueses no Brasil, os índios que viviam aqui e os momentos históricos do Brasil: colonial, imperial e republicano. Lemos um texto e comentamos aos poucos. Abordamos algumas curiosidades, como o nativo brasileiro (os índios), o Pau-Brasil, a escravidão, os imigrantes.
2º momento: Marcamos na linha do tempo 3 principais pontos: 1500 - Chegada dos portugueses no Brasil (Brasil colônia), 1822 - Brasil império e 1889 - Brasil República (proclamação). Com imagens distribuídas por nós, os alunos encaixavam em cada período e faziam comentários.
3º momento: Realizamos uma atividade lúdica. Colocamos dois pontos na vasilha: Brasil e Portugal. O barco que chegar no Brasil primeiro vence.
Trabalhamos também os povos indígenas mais presentes no Brasil.

Identificação dos níveis de escrita de cada criança a partir da música "Oito anos" de Paula Toller

Grupo da professora Adriana Alves. Atividade referente ao dia 08/05. Identificação dos níveis de escrita de cada criança a partir da música "Oito anos" de Paula Toller, interpretada por Adriana Calcanhoto.
1° momento: Interpretação oral da música. Atividade escrita sobre os questionamentos que eles tem nesta idade.
2° momento: A turma foi dividida em três grupos, de acordo com o nível de escrita dos mesmos (alfabetizados, em processo de alfabetização e os não alfabetizados). Foi proposto uma atividade na qual os alunos deveriam montar um trecho específico da música com nossa ajuda e de formas diferenciadas para que todos pudessem realizá-la.






Leitura do texto "A vida doméstica", o cotidiano de uma tribo indígena do Brasil







Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho. Atividade do dia 11/05/2015.
Apresentamos o texto "A vida doméstica", que trabalha o cotidiano de uma tribo indígena do Brasil. Relatamos a presença do índio na região de Seropédica no período da colonização. Após a leitura e debate, os alunos preencheram a cruzadinha com base nas palavras presentes no texto e que envolvem a vida dos índios. A partir da leitura de um pequeno texto no quadro, os estudantes procuraram no caça palavras as palavras grifadas em cada frase. Por último, apresentamos a música "Língua de índio", e com a letra impressa todos acompanharam a canção. Realizamos comentários sobre as palavras presentes na música, a importância da cultura indígena.

Elaborando o Jornal Escolar





Grupo da Professora Andrea Berenblum
Atividade realizada no dia 11 de Maio de 2015.
Atividade para a confecção do Jornal da turma. Os funcionários da Escola Municipal José de Abreu foram entrevistados pelos alunos, os mesmos elaboraram as perguntas.
Foram entrevistados profissionais da cozinha, secretaria, auxiliares de limpeza e professores.
Por fim, os alunos fizeram um tour pela escola nos mostrando problemas e soluções.

Leitura do livro "Os amigos do Marcelo"







Atividade do dia 15/05. Grupo da professora Eliane Fazolo. Leitura do livro "Os amigos do Marcelo" e continuação da atividade referente ao dia 08/05, contando vivências e construindo conceitos de memória através do jornal.

Reconhecimento de si mesmo...







Grupo da professora Fabrícia Vellasquez.
Atividade realizada no dia 25 de março de 2015.

Atividade que trabalha a identidade, o reconhecimento de si mesmo, de seu nome, de quem e como é, de sua família, cidade, entre outras coisas.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

atividade de reconhecimento das crianças em relação as suas características físicas e pessoais





Grupo da professora Adriana Alves. Atividade referente ao dia 15/05/15.
1° momento: Foi desenvolvido uma atividade de reconhecimento das crianças em relação as suas características físicas e pessoais.
2° momento: Atividade escrita: as crianças escreveram em um pedaço de papel suas caracteristicas e seus gostos pessoais e em seguida colocaram dentro de uma bexiga.
3° momento: Os alunos foram levados para a área externa onde foi realizado uma atividade de conhecimento do outro. Com as bexigas trocadas, cada aluno estourou uma, retirando o papel e lendo o que estava escrito. Assim, juntos, tentaram descobrir a quem se referia aquelas características.

Jornal Escolar









Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade realizada no dia 18 de Maio de 2015.
Os alunos montaram o Jornal da Escola José de Abreu utilizando as reportagens que os mesmos fizeram com os funcionários da escola.

Contando histórias...







Grupo da professora Fabrícia Vellasquez.
Atividade realizada no dia 08 de abril de 2015.

Relembrando a peça de teatro que apresentamos da história da Cinderela, conversamos sobre os personagens, tanto o bom quanto o mau, e incentivamos as crianças a narrarem uma nova história a partir daquela já existente. Por fim, as crianças desenharam o personagem que mais gostaram e/ou se identificaram.

Trabalhando com dedoches



Grupo da professora Fabrícia Vellasquez.
Atividade realizada no dia 29 de abril de 2015.
Confecção de dedoches com as crianças a partir do levantamento dos personagens da história da Cinderela que mais gostaram, que mais despertaram a atenção delas, neste caso, a Cinderela e a Madrasta.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

"Jornal e literatura: Leitura e releitura na Ed. Infantil."



Grupo da professora Eliane Fazollo "Jornal e literatura: Leitura e releitura na Ed. Infantil." Atividade referente ao dia 08/05 Contando vivencias e construindo conceito de memória através do jornal e da literatura "Guilherme Augusto Araujo Fernandes".


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Socialização com composição de música



Grupo da professora Eliane Fazolo Continuaçao da atividade referente ao dia 28/04. Socialização com composição de música (sobre a vida de cada aluno), roda de conversa, e crachás com autoretrato.

"Fiz voar o meu chapéu"







Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade do dia 04 de Maio foi voltada para a continuação da história do jornal, como é formado e a demonstração do jornal de Seropédica.
Usamos o tapete que foi confeccionado em aulas anteriores para contação de histórias com o livro "Fiz voar o meu chapéu" para descontrair a turma. O livro despertou interesse por causa da rima e com isso usamos do entusiasmo dos alunos e lançamos um desafio da rima.