segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cartas!


tividade 21 de Outubro,grupo da professora Adriana Alves
Corrigindo as cartas escritas por eles.


Contação de histórias...

A professora Fabrícia Vellasquez fez a contação da história do livro " A incrível fuga da cebola" provocando as crianças através de reflexões sobre a conservação dos materiais produzidos com a ideia de que o patrimônio coletivo também faz parte da memória e das histórias locais.



Cantigas de roda

Grupo da professora Fabrícia Vellasquez .Atividade realizada no dia 14/10/2015.
Foi aguçada a curiosidade dos alunos através de duas canções de roda adaptadas pelas bolsistas e criação das próprias cantigas pelas crianças.


Compondo cantigas de ninar...


Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade realizada no dia 21/10/2015.
Os alunos foram estimulados a criarem suas próprias cantigas de ninar. 
No segundo momento, foram surpreendidos com a árvore em que os frutos são os livros confeccionados pelos próprios alunos - com capa de tecido, papelão e plástico , além de outros doados pelo projeto. Nesses as crianças deixaram suas marcas através de desenhos livres nos selos colados em cada livro.



Organizando entrevistas com moradores do bairro...


Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho. Atividade do dia 19/10/2015. 1º momento: foi realizada uma entrevista com a funcionária/moradora Sandra que respondeu perguntas elaboradas pelos alunos sobre a escola, o bairro. 2º momento: cada estudante escreveu o que mais o chamou a atenção na entrevista. 3º momento: montagem do roteiro de entrevista com os estudantes. A entrevista será realizada em novembro com uma funcionária trabalhando o tema “Escola.



Reescrita da carta autobiográfica


Grupo da professora Adriana Alves. Atividade do dia 23/10/2015.
Reescrita da carta autobiográfica.
A partir das nossas correções as crianças fizeram os ajustes necessários em suas cartas.



Incentivo a produção escrita pelas crianças e sondagem

Grupo da professora Eliane Fazolo. Atividade do dia 23/10/2015.
Incentivo a produção escrita pelas crianças e sondagem.



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Memórias sobre o bairro em que vivemos...



Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade realizada no dia 19 de Outubro de 2015 sobre o município de Seropédica e memórias sobre o bairro em que vive com uso da tecnologia e o programa Google Earth que possibilitou aos alunos a trabalhar a rua em que cada um mora, a Escola José de Abreu, a Rural e a casa de cada bolsista em tempo real.
Os alunos escreveram em um papel no decorrer da atividade o que eles pensavam sobre o bairro Campo Lindo, o que poderia melhorar e o que gostam de fazer.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Construindo o portfolio...



Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho. Atividade do dia 28/09/2015. 1º momento: Foi estimulado que os estudantes relembrassem as atividades que mais foram significativas para eles ao longo do ano. 
2º momento: Com recorte, colagem e outros materiais, os estudantes iniciaram a confecção de um portfólio individual, organizando os registros que mais marcaram durante o ano. 
Esse momento para a criação do portfólio será realizado na última segunda-feira de todo o mês.

Cartas escritas pelas crianças



Grupo da professora Adriana Alves, atividade do dia 14/10. 
Primeira revisão das cartas escritas pelas crianças,divididos em grupo de graus de dificuldade diferentes.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Teatro de fantoches





Atividade do grupo da Profª Andrea Berenblum dia 21 setembro 2015: teatro de fantoches: No primeiro momento os alunos assistiram a peça de teatro de fantoches da história da Chapeuzinho vermelho; no segundo momento os alunos debateram sobre os pontos da história que falavam das características dos personagens; no terceiro momento os alunos confeccionaram cada um o seu crachá contendo as suas características físicas e de personalidade; por último os alunos degustaram as guloseimas da cesta de doces da chapeuzinho vermelho.

História da minha vida!





Grupo da profª Andrea Berenblum atividade do dia 28 de setembro de 2015: Linha do tempo "História da minha vida!" - cada aluno construiu a sua própria linha do tempo com os acontecimentos que eles julgaram importantes para eles, desde o momento do seu nascimento até os dias atuais.