segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Concluindo a maquete da escola...



Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho . Atividade do dia 23/11/2015. Término da confecção da maquete representando a escola.

Convite para o Sarau



Grupo da professora Adriana Alves. Atividade do dia 18.11.15.
Rememoramos a atividade do passeio e finalizamos as escritas das cartas dos alunos que haviam faltado, assim como os desenhos.
Apresentamos o convite para o sarau e distribuímos aos alunos para que convidassem seus familiares, amigos e membros da escola.

Caixa de canções da memória



Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade realizada no dia 27/11/2015.
Os alunos confeccionaram as gravuras referente as cantigas trabalhadas no decorrer do período que por sua vez foram colados em fichas, também pintadas por eles, para compor a " Caixa de canções da memória".

Conhecendo o campus da Rural



Grupo da professora Andrea Berenblum Atividade do dia 23/11/2015: Passeio na Rural. Os alunos conheceram as instalações da universidade e puderam observar que este sonho é possível, pois encontraram vizinhos que estudam no campi.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Construção de memória coletiva

Atividade do Grupo da Professora Eliane Fazolo realizada em 06/11/2015. Construção de memória coletiva: Uns lembraram do jogo de futebol na quadra da antiga escola; outra da aluna que saiu por ter sofrido um acidente; outros da antiga sala com seu varal e cadeiras enfileiradas; outros desenharam o parque da atual escola e o momento atual da atividade vivida em tempo real.






Visita ao Museu Casa do Pontal - Arte Popular Brasileira

Grupo da professora Adriana Alves. Atividade do dia 13.11.15
Visita ao Museu Casa do Pontal - Arte Popular Brasileira.
Conhecemos a cultura popular brasileira através da teatralização, cantigas e esculturas de madeira e barro.



Brincando a partir de algumas canções

Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade realizada no dia 04/11/2015. 
Através de algumas canções para escolher, os alunos foram provocados a aprender, (re) criar e dançar acompanhando as cantigas.



Resgate de algumas brincadeiras

Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade realizada no dia 11/11/2015.
Resgate de algumas brincadeiras relacionadas às canções para escolher, devido a percepção de que as crianças não sabiam ou não lembravam das brincadeiras que poderiam ser feitas através de algumas cantigas.



A maquete representando a escola

Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho . Atividade do dia 16/11/2015. Confecção da maquete representando a escola. A turma foi dividida em três grupos: um grupo ficou com a confecção da escola, o outro com a quadra e o outro com o pátio. A maquete será finalizada na próxima atividade.



Gráfico da árvore dos sonhos

Grupo da professora Andrea Berenblum
Terminando a atividade do "Gráfico da árvore dos sonhos" com a confecção do mesmo.
Foi explicado sobre os três poderes e o que eles representam no município de Seropédica.



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Teatro!! Sobre as canções de memória...




Grupo da professora Fabrícia Vellasquez. Atividade realizada no dia 28/10/2015.
Após socialização, ocorrida em sala de aula, sobre canções de ninar as crianças foram surpreendidas, pois ao serem levadas à brinquedoteca participaram da encenação na qual uma menina estava com muito sono e para que ela conseguisse dormir seria necessário que cantassem canções de ninar. Logo, iniciou alguns fundos musicais de cantigas de ninar e ao mesmo tempo em que os alunos ouviam, tentavam acompanhar cantando e (re) criando.

cartas autobiográficas II




Grupo da professora Adriana Alves. Atividade do dia 04/11/2015. 
1° momento: Últimas correções das cartas autobiográficas.
2° momento: Eleição do título do livro que estamos produzindo com a turma.
3° momento: Ao finalizarem as cartas, as crianças receberam folhas para que pudessem desenhar algo referente a sua história ou que representasse o livro num todo. No final da aula, houve a eleição da capa do livro, onde a turma escolheu o desenho que melhor representou a proposta abordada no livro.
4° momento: Conversamos sobre o lançamento do livro (cono será feito, onde, quem poderia participar e quem eles gostariam de chamar).

carta autobiográfica



Atividade do dia 28/10/2015. Grupo da professora Adriana Alves.
Levamos alguns livros escritos por crianças e adolescentes.
1° momento: apresentação da estrutura de um livro (capa, título, autor, sumário, prefácio).
2° momento: continuação da reescrita da carta autobiográfica.


A árvore dos sonhos



Grupo da professora Andrea Berenblum, atividade do dia 26/10/2015: A árvore dos sonhos (que sonhos eu tenho para melhorar a minha escola). Cada aluno escreveu em uma das folhas da árvore os sonhos que tinham para melhorar a escola em que estudam.


A construção da história...



Grupo da Professora Maria Angélica Coutinho . Atividade do dia 26/10/2015. 1º momento: Os estudantes relembraram as atividades que trabalharam o período de colonização do Brasil.
2º momento: Com recorte, colagem e outros materiais, os estudantes deram continuidade a confecção do portfólio individual, organizando os registros que mais marcaram durante o ano. 
Esse momento para a criação do portfólio será realizado na última segunda-feira de todo o mês.