sábado, 30 de abril de 2016

Semana Acadêmica de Pedagogia da UFRRJ 2016









Participação com apresentação de pôster do grupo da ProfessoraFabrícia na Semana Acadêmica de Pedagogia da UFRRJ.

Eu sou assim...



Atividade do dia 19, grupo da professora Juaciara Barrozo, finalizamos o mural "eu sou assim", na roda de conversa cada um apresentou a ficha da sua família e mostrou seus desenhos das mesmas e fotos, quem trouxe seus brinquedo favorito apresentou para turma, atividade sobre identidade da criança e aproveitamos para falar dos diversos tipos de família e como é importante amá-la e respeitá-la, cantamos juntos a música família do Titãs.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

"Quem sou eu"



Atividade do dia 12 de abril, grupo da professora Juaciara Barrozo Gomes, roda de conversa as crianças foram estimuladas a falarem sobre suas vidas, família, os brinquedos que mais gostam, comidas preferidas e etc. Solicitamos para a próxima aula que cada um trouxesse o seu brinquedo preferido. Entregamos uma ficha "Quem sou eu" para preencher em casa e começamos a confecção do mural "Eu sou assim".

"Medo do vento" de Mário Quintana


Atividade do dia 15 de Abril, grupo da professora Adriana Alves.
No primeiro momento os alunos assistiram novamente o vídeo do grupo Crianceiras, com a musicalização do poema "medo do vento" de Mário Quintana.
Em seguida foram estimuladas e escrever os versos do poema em uma folha dada pelo grupo, para isso o vídeo foi passado novamente, mas dessa vez com pausas estratégicas em cada verso.

"A casa"- Toquinho e por meio da História -A casa sonolenta



Grupo da Professora Fabrícia Vellasquez, Atividade do dia 19 de abril, trabalhamos identidade por meio da música "A casa"- Toquinho e por meio da História " A casa sonolenta. Seguidamente fizemos uma contextualização do conceito de identidade por meio de outras canções. Usamos também como recurso uma maquete com três tipos de casa.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Parlendas



Atividade do dia 05/04/2016 atividades com parlendas e arte colagem.

Gente tem nome e sobrenome

Grupo da professora Juaciara Barrozo Gomes, atividade : Gente tem nome e sobrenome. Música do Toquinho, cada um escreveu no quadro seus sobrenomes e na roda de conversa discutimos a letra da musica, com o objetivo de explicar as crianças como são formados os sobrenomes.

" Nuvem e vento " de Mario Quintana

Grupo da professora Adriana Alves. Atividade realizada no dia 08/04/2016.
A atividade se dividiu em dois momentos a saber: 
No primeiro, os alunos escolheram um texto poético, enrolado em forma de canudo, na caixa surpresa. Na sequência, leram aos colegas e após comentaram suas impressões.
No segundo momento, a turma foi direcionada à sala de leitura para assistir ao vídeo do poema musicalizado " Nuvem e vento " de Mario Quintana.

Be-a-bá do toquinho



Atividade do dia 12/04/2016 - trabalhamos o conceito de rima através da canção Be-a-bá do toquinho. Em seguida fizemos uma atividade com um jogo da memória com figuras que representam palavras que rimam.

Roda de conversa

Atividade do grupo pa profa Eliane no dia 29/03.Foi realizada uma roda de conversa com atividades diversas como apresentação, música e dinâmica .O objetivo era apresentação das bolsista à turma, também da turma com as bolsistas para buscar aproximação e entrosamento, além de possibilitar que as bolsistas pudessem traçar um perfil da turma, conhecendo nomes, idades,dentre outros dados importantes para o desenvolvimento de atividades futuras.

"A Mulher que virou Urutau"



Atividade do grupo da professora Maria Angélica Coutinho. No primeiro momento narramos um conto indígena: "A Mulher que virou Urutau". Em Seguida os alunos foram separados em Dupla e receberam folhas de Papel A3 para fazerem a releitura do conto indígena.

As memórias da turma

Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade realizada no dia 13 de Abril com intuito de promover reflexão sobre as memórias da turma, tanto da identidade quanto da local.
Foi realizada uma dinâmica de sorteio onde o aluno que fosse tirado ia a frente falar de forma livre sobre sua história, de onde veio, onde mora atualmente (o bairro) e colocar no papel uma memória local do bairro onde vive.

domingo, 10 de abril de 2016

Tainá 2 na sala de Leitura



Grupo da professora Maria Angélica Coutinho. Apresentação do filme Tainá 2 na sala de Leitura. O objetivo da atividade foi apresentar o cotidiano indígena e as atualidades deste povo. Após o filme houve uma roda de conversa e debate.

A árvore das lembranças



Atividade do dia 29 de março: Leitura do livro "A árvore das lembranças", para trabalhar memória e identidade junto às crianças. Seguidamente foi feito uma atividade de ilustração individual para registro da memória de cada um

domingo, 3 de abril de 2016

Os poemas que escolhi para crianças, da autora Ruth Rocha



Grupo da professora Adriana Alves. Atividade realizada no dia 01/04/2016.
A turma foi convidada à biblioteca da escola onde foram surpreendidos com um varal poético constituído de poesias do livro- Os poemas que escolhi para crianças, da autora Ruth Rocha- em que cada aluno pode escolher aquele que mais se identificou.
Na sequência, alguns leram e após relataram suas impressões.

sábado, 2 de abril de 2016

Uma reflexão sobre a memória e identidade



Grupo da professora Andrea Berenblum
Atividade realizada dia 30 de março com intuito de registrar a forma como os alunos se caracterizam, promovendo uma reflexão sobre a memória e identidade de cada um e da turma.